Edite o menu APENAS no blog

Papo diferente - Origem do Carnaval

Postado
Do que adianta você adorar carnaval, e não saber nem como essa data surgiu ? Cada data tem o seu significado e sua origem, por isso hoje vamos conhecer a origem do carnaval. 


O carnaval é uma das festas mais populares (se não a maior) do Brasil. O que muitas pessoas não sabem é que essa tradição não nasceu aqui. Essa semana, Dsantana questionou os usuários de Livra: “Você sabe onde nasceu o Carnaval?”. A maioria das pessoas escolheu a Bahia. Valeria ainda comentou que sabe da tradição que tem em Veneza, mas que não tem certeza se foi lá que nasceu. Pois bem, queridos carnavalescos, eu vos digo que tudo começou na Grécia antiga, quando os habitantes comemoravam a fertilidade do solo e a produção conquistada, realizando cultos em agradecimento aos deuses. Mais tarde, os gregos e romanos inseriram bebidas e práticas sexuais nas festividades. Em 590 d.C., a Igreja Católica “adotou” o carnaval, antecedendo a Quarta-feira de Cinzas, que é o primeiro dia da Quaresma, em que os fiéis devem ficar quarenta dias com penitências e privações. A partir disso, os ditos “atos pecaminosos” foram banidos das comemorações e a data do carnaval é escolhida pela igreja, sempre 47 dias antes da Páscoa.
No Brasil, o carnaval chegou no século XVII sob influência européia, por isso iniciou no clima veneziano de máscaras, marchinhas, pierrôs, colombinas e reis momos. As pessoas saiam nas ruas fantasiadas a pé ou em carros decorados (os primeiros carros alegóricos, vejam só!). Ismael Silva foi o carnavalesco responsável pela criação da primeira Escola de Samba, a Deixa Falar, que anos mais tarde seria a popular Estácio de Sá. Assim, o carnaval de rua ganha um novo formato e começam a surgir novas escolas no Rio de Janeiro e São Paulo.
Hoje em dia as escolas de samba funcionam como empresas e movimentam muito dinheiro durante o ano inteiro, não só nos dois dias de apresentações, o que provoca muita discussão, inclusive pelo distanciamento da origem da comemoração.



Você gostam dessa época carnavalesca ?
Vamos curtir essa data com muita responsabilidade ok ?

0 comentários:

Postar um comentário